terça-feira, 17 de maio de 2011

Parabéns Nova Friburgo!



No dia 16 de maio de 2011 a cidade de Nova Friburgo completou 193 anos. A cidade comemorou com um belo desfile na Alberto Braune. Conheça um pouco sobre a história de Nova Friburgo:
Em 16 de maio de 1818, D. João VI percebeu que havia uma grande necessidade de colonizar a vasta terra do Reino do Brasil. Foi então que baixou um decreto autorizando o agente do Cantão de Fribourg suiço, Sebastião Nicolau Gachet, a formar uma colônia com 100 famílias também suecas na Fazenda do Morro Queimado, no distrito de Cantagalo. O local foi escolhido por ter clima e vegetação semelhantes à de sua terra natal.
Dois anos depois, 30 famílias de colonos se mudaram para onde está Nova Friburgo. O governo sabia que a contribuição desses estrangeiros para a colonização do Brasil era imprescindível. Portanto, em 17 de abril de 1820, o local foi elevado a condição de vila.
Após a proclamação da República três anos mais tarde, o Governo Imperial enviou o Major George Antônio Scheffer até a Alemanha para contratar mais imigrantes de Leopoldina e Frankenthal, que costumavam ir para a Bahia até Nova Friburgo em 1824. Vieram 80 famílias.
Em 1890 Nova Friburgo subiu à categoria de cidade, atraindo assim mais imigrantes, dessa vez sírios, portugueses e italianos. A partir de 1910, com a nova posição de cidade, Nova Friburgo teve um surto de crescimento com atividades agrícolas e atrativos de veraneio.
Com a melhoria da comunicação entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói esse crescimento aumentou muito. Nova Friburgo desenvolveu um mercado interno que acompanhou esse crescimento fazendo com que o turismo fosse apenas uma fonte de renda paralela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário